Tecidos para noiva
Escolhe o melhor tecido!
A forma, a caída, o movimento e o volume do vestido dependerão, em grande medida, do tecido eleito para o mesmo. Desde o raso ao organdi, passando pelo crepe e os encaixes, as opções são tão variadas como os estilos, gostos e necessidades de cada uma das noivas.
Não é somente a forma que determina a beleza de um vestido, também o tecido em que está elaborado tem muito a dizer no que a ela se refere. O tecido estrutura a peça, dá-lhe volume, movimento ou rigidez, assim como aporta toques de sofisticação ou de sensualidade aos modelos.
Entre os tecidos mais utilizados para noivas encontramos:
O raso: grosso, com corpo, suave, brilhante de um lado e mate do outro.
O tafetá: tecido espesso de fio fino em seda ou algodão e crepitante ao toque.
O mikado: seda natural grossa com textura ligeiramente granulada.
O crepe: tecido fino de aspecto rugoso, fluido e com caída, suave ao toque.
A maioria deles pode ser em seda ou em fibras, incluso confeccionado sinteticamente. A mistura de texturas e as incorporações de novos tecidos tecnológicos é contínua.
No mesmo modelo é normal combinar vários tecidos, um para o vestido propriamente dito e outro para os pequenos detalhes. Entre estes tecidos podemos citar o tule, o encaixe, a gaze, a guipura, o organdi e o jacquard, entre muitos outros. Assim, por exemplo, sobre um vestido em raso pode ser colocada uma capa de tule bordado, detalhes em encaixe ou um cinto em organdi que também pode ser utilizado nas mangas.